Copa do mundo 2030 na China?

Copa do mundo 2030 na China?

Tempo de leitura: 8 minutos

Nesse post eu vou contar pra vocês porque a China tem grande potencial para sediar a Copa no Mundo de 2030!

Para começar, isso é uma teoria minha. Baseado no que eu estudei e naquilo que conheci por vivência. Não necessariamente tudo o que eu expor aqui no blog irá acontecer realmente, ok?

Bom, vamos começar!

Copa do Mundo na China

Como eu disse: A China vai sediar a Copa no Mundo em 2030! De onde eu estou tirando isso? Vou explicar, continua comigo.

A China vem chamando atenção no mercado e no cenário internacional de futebol, porque eles contraram jogadores por valores astronômicos. É até mesmo injusto (risos) porque não tem nem como comparar com o salário atualmente no time em que estão atuando.

E isso aconteceu com o Ramirez, Oscar, Hulk e muitos outrros. Mas qual são os motivos e os interesses da China por trás disso?

Como vocês sabem, lá na China, os times são controlados por empresas. Então, se eu tenho uma empreiteira eu acabo fazendo um time de futebol para movimentar o dinheiro e investir de uma outra forma.

A maioria dos times são realmente de construtoras e desse tipo de empresa e eles querem chamar atenção do governo. Por que? Já explico:

O presidente da China, desde que assumiu o poder em 2013, sempre deixou muito claro que ele é apaixonado por futebol!

Se liga no cenário:

  1. Um presidente apaixonado por futebol
  2. Clubes que são empresas em outros âmbitos da sociedade com o valor de caixa alto, que querem chamar atenção do governo.

Quando essas empresas chamam atenção do governo, elas recebem uma série de benefícios, como concessões e etc.

Propostas chinesas a jogadores brasileiros

Será que os jogadores daqui gostam dessas propostas?

E a resposta é: com certeza!

Tem uma entrevista do Oscar em que ele diz algo como: quando eu pego uma proposta da China, eu penso logo na minha família. Penso que posso dar um futuro garantido a eles.

E de forma alguma estou julgando esses jogadores. Imagina só se você recebesse uma proposta milionária dessas! Você não aceitaria?

Pode acreditar em mim: muitos deles são criticados quando aceitam! Porque teoricamente o futebol não é tão bom, vão deixar de competir e consequentemente, não farão parte da seleção brasileira.

A China tem cultura de futubol definida como a nossa?

Não!

Aqui no Brasil por exemplo, desde crianças, ganhamos bolas de futubol, ouvimos nossa família falando sobre esse esporte, frequentamos estádios regularmente para assistir aos jogos…

Na China, o futebol não é visto dessa forma. Os esportes mais praticados lá são o tênis de mesa (nosso ping pong) e o badminton (um esporte de peteca com raquete).

Só que o futebol por ser o esporte mais famoso do mundo, vai ganhando o seu espaço na China. E o número de torcedores vem aumentando cada vez mais.

Isso é até curioso…

Quando eu estava estudando na China, em Hebei, o time da cidade é o Shijiazhuang Ever Bright. Antes de ir, eu já sabia da existência desse time mas não tinha nenhuma relação com o time nem nada.

Com o passar do tempo, fui me adaptando ao lugar, conhecendo mais as coisas… E um amigo meu – Guilherme – que gosta muito de futubol disse que tinha uma brasileiro (o Matheus Nascimento) dentro desse time. E que inclusive costumava o encontrar pela cidade.

Aí na hora eu disse: vou mandar mensagem pra ele! Mesmo que ele não respondesse, seria legal tentar.

E pra minha surpresa: ele respondeu! hahaha

E desde então começamos a desenvolver uma amizade. E ai o Mateus reunia a galerae conhecemos diversos outros jogadores brasileiros também.

Com isso, cresceu um amor pelo time Shijiazhuang. Até porque, eu não conseguia acompanhar meu time Botafogo, já que aconteciam os jogos nos mesmos horários das minhas aulas. Então ou eu matava aula pra assistir aos jogos, ou eu assistia em sala… Nenhuma dessas alternativas é uma boa opção…

O que me chamou mais atenção?

O universo que cerca esse time!

De fato, quando comecei a acompanhar o futebol na China, percebi que se parece muito com o nosso estilo de futubol.

Claro que aqui no Brasil, temos um “fanatísmo” muito maior. Porém, a China também tem uma base grande de torcedores, tem um mercado muito atrativo porque o futubol lá não funciona tanto a politicagem como no Brasil, ele está mais associado à empresas.

Esse modelo chinês, é até bem parecido com o dos Estados Unidos, que chaa atenção à partir de empresas que investem pesado nesse segmento. E com isso, não contece o que geralmente acontece no Braisil.

Onde o Botafogo por exemplo, acumula quase que 1 bilhão de dívidas aqui no Brasil.

Convite para assistir os jogos na China

O Matheus nos fez um convite para um jogo do Shijiazhuang. E eu lembro como se fosse hoje. Realemnte foi muito especial pra mim porque eu pude conhecer essa parte da cultura de perto.

E se liga nisso:

Por mais que a cultura chinesa seja mais “interiorizada”, não costumam gritar ou se expressar muito…

No jogo, eles pulavam muito, tinham bandeiras, cantavam os hinos…

E isso foi in-crí-vel!

(O engraçado é que até pra torcer eles são organizados. Enquanto nossos jogos aqui são uma verdadeira bagunça antes, durante e depois, eles até pulam juntos – em sincronia hahaha)

Realmente é possível uma Copa do Mundo na China?

Se o mercado tão forte e investidor (em jogadores, em times, em estádios) tá crescendo assim: a China realemnte vai consquistar uma relevância do futebol.

O brasileiro, no geral, quer ver resultados num curto período de tempo. Mas Os chineses pensam a longo prazo. Então se eles estão investindo no futebol hoje: é certo que vão colher isso mais pra frente!

Por mais que a China não seja conhecida por revelar novos talentos., tem uma expressão que diz que a China só vai parar quando revelar um Messi chinês. E óbvio, precisa investir MUITO pra isso acontecer.

O jogador que foi naturalizado:

O nome que você está buscando é Elkeson.

Assim que chegou na China, virou um ídolo da torcida. Até mesmo por torcidas fora do time que ele jogava. O cara virou referência!

E aí o imaginável aconteceu: Elkeson foi o primeiro brasileiro sem descendência nenhuma que se naturalizou chinês.

Ele abriu mão da sua cidadania brasileira, ganhou um nome chinês, joga na seleção chinesa e também abriu as portas para outros jogadores. Muitos não têm espaço na seleção brasileira mas se encaixam na chinesa.

Mas existe um objetivo a curto prazo dentro disso: se classificar para a Copa do Mundo 2022!

E aí temos craques na seleção, uma tentativa de classificação pra Copa…

Em 2022 vai ter um Mundial na China, 2023 tem a Copa da Ásia na China…

Percebeu?

Cada vez mais e mais, esse país vem chamando atenção da FIFA e do universo do futebol por conta dos seus feitos e investimentos.

Estádios

A China está investindo pesado em estádios!

Nesse momento, estão construíndo o que vai ser o maior do do mundo em Guangzhou. Com capacidade para 100 mil pessoas, que supera o Camp Nou do Barcelona.

Fora esse, a mesma empreiteira está com projeto para mais dois estádios, ambos com capacitade para 80 mil pessoas.

Segundo o jornal Southern Metropolis Daily mais 12 estádios estão também em processo de construção. Alguns serão usados em 2022 e outros em 2023.

E o melhor: o presidente da FIFA já disse que vê a China com bons olhos para sediar a Copa no Mundo 2030. Ou seja, vem coisa boa por aí!

Futebol nas escolas chinesas

O futebol na China tem mudado tanto, que as escolas do primário ao ensino médio contratam professores de educação física e treinadores para ensinar fundaentos do futebol.

Aí você vê o tamanho do investimento para revelar novos talentos.

Se você gosta de futebol e está interessado em investir nessa área na China: ela é grande e está em expansão!

Mas calma, não estou falando que é fácil se tornar um jogador na China. E não é. Eles ainda não formam jogadores, eles contratam os famosos e experientes. Mas para o lado de treinar escolas dentro desse cenário, é sucesso!

Eu conheci professores e treinadores desses colégios e pasmem: muitos deles ganham mais até que professores de faculdade.

E aí eu deixo aqui um questionamento: você acha que a China vai conseguir sediar a Copa do Mundo em 2030?

Você também pode me encontrar em:

Instagram: http://instagram.com/lucas.mandarim/

Facebook: http://facebook.com/Lucasmandarimfcb

LinkedIn: http://linkedin.com/in/lucasmandarim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *