Tempo de leitura: 2 minutos
Em 2013 o presidente da China lançou um projeto chamado “Um cinturão e uma rota”. E é com esse projeto que pretendem ultrapassar os Estados Unidos e conquistar o posto de maior potencia mundial, através de uma rota comercial.
A Rota da Seda
Os chineses desejam recriar a antiga rota da seda!
A rota da seda era uma série de rotas interconectadas através da Ásia, Europa e África. Ela acontecia há muitos e muitos anos atrás (alguns relatos mostram que elas existiam na época antes de Cristo.).
A Rota da Seda original começava na cidade de Chang’na na China, até Antioquia na Ásia Menor. A sua influência foi tão grande que foi aumentando para o Japão, Coreia… E assim formou a maior rede comercial do mundo antigo. Essas rotas eram muito importantes para o comércio desses lugares, mas também das regiões por onde passaram.
Essa rota era dividida em Rota do Sul e Rota do Norte:
– Rota do Norte: Leste Europeu, Península da Criméia, Mar de Marmara, Bálcãs e Veneza.
– Rota do Sul: Turcomenistão, a Mesopotâmia e a Anatólia
– Chegando nesse ponto, a rota se divide em rotas que levam a Antioquia, ou ao Egito e ao Norte da África.
– Rota da Seda Marítima estende-se a China Meridional (atualmente Filipinas, Brunei, Sião, e Malaca) até destinos como Ceilão, Índia, Pérsia, Egito, Itália, Portugal, e até a Suécia.
E qual é o motivo para o uso da palavra “seda”?
Isso se deu, porque os chineses eram os únicos que sabiam fabricar seda e mantinham isso como um grande segredo. Então, no passado, os chineses aprenderam a fabrica-la à partir da fibra branca dos casulos dos bichos de seda.
Quando os chineses começaram a ter contato com os países ocidentais, perceberam que eles estavam dispostos a pagar muito caro por essa seda.
Essa é a Rota Comercial da Seda e sua grande importancia para o cenário atual.
Quer saber mais sobre como será recriada? Me siga nas redes sociais para não perder os próximos posts!
Você também pode me encontrar em:
Instagram: http://instagram.com/lucas.mandarim/
Facebook: http://facebook.com/Lucasmandarimfcb
LinkedIn: http://linkedin.com/in/lucasmandarim